quarta-feira, 15 de abril de 2015

GRAÇA – PARABÉNS A ESSA CIDADE MARAVILHOSA PELOS SEUS 28 VERDES ANOS


PARABÉNS AO GRAÇA PELOS SEUS 28 ANOS


Graça é um município brasileiro encravado no sopé da serra da Ibiapaba no noroeste cearense. Tem uma população aproximada de 15.287 habitantes.
Este município tem suas origens indígenas e não há registros históricos de seu nome. Grande parte da população carrega a informação oral de que um senhor chamado Manoel da Graça teria construído a capela para o mesmo orago, e com o tempo, o lugar assimilou seu nome. O nome do município também é atribuído ao nome da padroeira do lugar, Nossa Senhora das Graças.
 Este município tem uma vasta cultura popular, belas paisagens naturais convidativas a exploração da natureza local.
Graça era distrito do município de São Benedito e teve a sua emancipação politica em 15 de abril de 1987 por plebiscito popular. Influenciado pelo pároco Padre Raimundo Nonato Rodrigues que antes disso já tinha conquistado o direito da comunidade religiosa Nossa Senhora das Graças em paróquia.
Emancipado em 15 de abril de 1987 pelo decreto lei nº. 11.309 do governador Tasso Ribeiro Jereissati, o município de Graça elegeu em 1988 o primeiro prefeito Augusto Brito, que governou até 1992. O segundo prefeito foi Beneildo Custódio de Azevedo e o terceiro, Pedro Neudo Brito em 1997. 
Pedro Neudo Brito foi reeleito em 2000 e governou até 2004, quando foi eleita a primeira mulher para a Prefeitura de Graça, a enfermeira Augusta Brito de Paula, juntamente com Murilo Alves, vice-prefeito, que em 2008 foi reeleita tendo Pedro Neudo Brito como vice-prefeito.
Em 2012 foi eleita a atual prefeita Maria Iraldice de Alcântara com Antônio Pedro Jorge com vice-prefeito.
Antiga igreja matriz,atualmente foi construído no local um novo templo para o conforto e segurança dos fieis.

Antiga igreja de São Vicente 

Igreja de Nossa senha da Lapa/Distrito de Lapa.

Igreja de SÃO Raimundo Nonanto/ Vila formosa

Igreja de Nossa Senhora de Fátima/ Cratininga

Igreja de Santa Quitéria/ Comunidade de Barro vermelho.
Belezas NaturaisLagoa Torta 

Pequeno lago aos arredores de Vila Formosa, povoado distante da sede 6km. Era local de banho e pesca dos Tabajaras. Mantem-se com água quase todo o verão. Leva o nome por ter o formato de uma foice.











Açude Caiçara 
Construído entre 1877 a 1879 no império de Dom Pedro II conforme a versão oral da população local. Desde essa época o pequeno reservatório tem auxiliado a população tanto na pesca como na lavagem de roupa, constituindo-se uma fonte de renda para a população.

O nome Caiçara advem do olho d’água de onde parte o riacho em que foi construída a barragem.







Açude Corredor 
Barragem construída no riacho do mesmo nome que serve de estação de abastecimento d’água da sede do município. A pesca é uma das atividades constantes geradora de renda assim como o plantio de vazantes às suas margens.









Lagoa da Pirituba 
Manancial de grande extensão que, no período do Império, serviu para construção de uma barragem, existente até hoje. A água da Lagoa serve aos animais da região, ao plantio de lavouras, à pesca e outras práticas próprias da região. 








Barragem do Genipapo 
Construída no rio Poço dos Cavalos, essa construção perde-se nos séculos, pois não há na região qualquer um de seus idosos que tenha informação a respeito da barragem velha, feita de pedra e cal e de tão boa engenharia que nenhuma pedra desgarrou-se da argamassa. Vale a pena apreciar esse patrimônio.






Cachoeira do Belizário 
Nascente do rio Criminoso é o ponto turístico natural mais importante da região. Dista 6 km da sede onde se trafega por uma estrada vicinal que leva à queda d’água principal nascida na Ibiapaba no município de Guaraciaba do Norte. É também um excelente atrativo para caminhadas ecológicas e rapel.








Açude Caratininga 
Barragem construída no final da década de 30 no governo de Menezes Pimentel. Serve à comunidade de Caratininga e circunvizinhança com a pesca, sustentando a subsistência da população.





Fontes: Wikipédia/Site prefeitura de Graça.

 


0 comentários :

Postar um comentário