Na Bacia do Alto Jaguaribe, dos 24 reservatórios públicos, 15 apresentam volume inferior a 3%. Além da Bacia do Banabuiú, com 3,3%; a do Curu apresenta praticamente o mesmo percentual. A dos Sertões de Crateús está com 1,3%; a do Baixo Jaguaribe apresenta o quadro mais crítico, com apenas 0,2%.
E não há perspectiva de melhoria até fevereiro do próximo ano. Esse é o diagnóstico feito pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para este trimestre. Conforme os meteorologistas, o Oceano Pacífico Equatorial apresenta, atualmente, elevada anomalia de aquecimento, caracterizando o El Niño mais intenso desde 1997/1998.
Segundo a análise da Funceme, esse fenômeno pode trazer consequências negativas para o Nordeste do Brasil, como a escassez de precipitações. O prognóstico aponta 69% de probabilidade de chuvas abaixo da média no Ceará durante o período. As chances de haver precipitações em torno da média são de 23% e, para chuvas acima da média, a probabilidade é de apenas 8%. Todos os meses a instituição lança a previsão climática para o trimestre posterior. Entretanto, o principal prognóstico sai na segunda quinzena de janeiro.
Mas as populações de Quixeramobim e Boa Viagem não pretendem aguardar até a apresentação do próximo prognóstico. As duas cidades concentram a maior quantidade de poços profundos perfurados no Estado para abastecimento de água. Pelos cálculos da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) já são quase 200. Mesmo assim, as vazões dos perfurados em Boa Viagem estão rebaixando. Por esse motivo, uma força tarefa do governo do Estado está sendo montada para dar assistência ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade. Serão alocados e perfurados mais poços, explicou o titular da SRH, Francisco Teixeira.
A realidade em Quixeramobim é um pouco diferente. A expectativa é de conclusão da adutora de montagem rápida, a qual bombeará água do Açude Pedras Brancas, em Banabuiú, para o sistema de abastecimento do SAAE. A previsão de conclusão da obra é fevereiro. Todavia, como mais de 60% dos 60Km de dutos já foram instalados, até janeiro o fornecimento para aproximadamente 15 mil imóveis estará normalizado. Atualmente, o Pedras Brancas, que abastece Quixadá, tem 63,4 milhões de m³, o equivalente a 13,9% de sua capacidade total.
Mais informações:
Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH)
Av. General Afonso Albuquerque Lima, S/N - Cambeba - Fortaleza
Telefone: (85) 3101-4021
Fonte: Diário do Nordeste